O
impacto das tecnologias na educação a distância deve-se ao facto de existir:
Ø
a
necessidade de mediatizar a transmissão dos conteúdos;
Ø
a
necessidade de mediatizar a comunicação professor-aluno e aluno-aluno;
Ø
a
necessidade de mediatizar a comunicação aluno-instituição;
Retirado de: Gomes, Maria
João (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. In Revista
Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202. Coimbra: Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
A geração tecnológica de educação a distância divide-se em seis gerações:
1º
Geração de EaD = O Ensino por correspondência, a partir 1833
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Mono-média
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = Imprensa
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Quase inexistente
2º
Geração de EaD = O Tele- Ensino, a partir de 1970
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Múltiplos média
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = Emissões radiofónicas e
televisivas
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Muito reduzida
3º
Geração de EaD = A Multimédia, a partir de 1985
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Múltimédia interactivo
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = CDs e DVDs
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Muito reduzida
4º
Geração de EaD = A Aprendizagem em Rede, a partir 1994
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Multimédia colaborativo
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = Internet - web
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante
5º
Geração de EaD = O M-learning, a partir de 2004
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Multimédia conectivo e contextual
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = PDAs, telemóveis, leitores
portáteis de MP3 e MP4, smartphones
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante
6º
Geração de EaD = Os Mundos Virtuais
·
Representações
e mediatização de conteúdos = Multimédia imersivo
·
Suportes
tecnológicos de distribuição de conteúdos = Ambientes virtuais na web
·
Frequência
e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante
Retirado de: Gomes, Maria João (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a
Distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202.
Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de
Coimbra.
Na imagem podem ver os meios utilizados na Educação a Distância!
Ao longo dos anos temos verificado uma grande evolução das tecnologias de educação a distância, proporcionando ao aluno melhores acessos a este tipo de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário