terça-feira, 19 de junho de 2012

As Gerações de Modelos de Educação a Distância


O impacto das tecnologias na educação a distância deve-se ao facto de existir:

Ø  a necessidade de mediatizar a transmissão dos conteúdos;
Ø  a necessidade de mediatizar a comunicação professor-aluno e aluno-aluno;
Ø  a necessidade de mediatizar a comunicação aluno-instituição;


Retirado de: Gomes, Maria João (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.










A geração tecnológica de educação a distância divide-se em seis gerações:


1º Geração de EaD = O Ensino por correspondência, a partir 1833
·         Representações e mediatização de conteúdos = Mono-média
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = Imprensa
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Quase inexistente

2º Geração de EaD = O Tele- Ensino, a partir de 1970
·         Representações e mediatização de conteúdos = Múltiplos média
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = Emissões radiofónicas e televisivas
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Muito reduzida

3º Geração de EaD = A Multimédia, a partir de 1985
·         Representações e mediatização de conteúdos = Múltimédia interactivo
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = CDs e DVDs
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Muito reduzida

4º Geração de EaD = A Aprendizagem em Rede, a partir 1994
·         Representações e mediatização de conteúdos = Multimédia colaborativo
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = Internet - web
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante

5º Geração de EaD = O M-learning, a partir de 2004
·         Representações e mediatização de conteúdos = Multimédia conectivo e contextual
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = PDAs, telemóveis, leitores portáteis de MP3 e MP4, smartphones
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante

6º Geração de EaD = Os Mundos Virtuais
·         Representações e mediatização de conteúdos = Multimédia imersivo
·         Suportes tecnológicos de distribuição de conteúdos = Ambientes virtuais na web
·         Frequência e relevância dos momentos comunicacionais = Significativa e relevante


Retirado de: Gomes, Maria João (2008). Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. In Revista Portuguesa de Pedagogia; ano 42-2, p.181-202. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.




Na imagem podem ver os meios utilizados na Educação a Distância!






       






  Ao longo dos anos temos verificado uma grande evolução das tecnologias de educação a distância, proporcionando ao aluno melhores acessos a este tipo de ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário