sexta-feira, 22 de junho de 2012

A adopção institucional do e-learning

Olá, boa noite

Hoje vou partilhar com vocês informações sobre os desafios colocados pelo e-learning. Estas informações foram fornecidas pela Docente da unidade curricular., portanto toda a informação aqui referida foi abordada na sala de aula.



A adopção do e-learning aponta desafios a três níveis distintos:

- Ao nível das instituições;
- Ao nível dos professores / formadores;
- Ao nível dos alunos / formandos



No que respeita às instituições terá que se focalizar em quatro pontos fundamentais:



  • Infra - estruturas e apoio técnico = As redes de comunicação têm que ter grande capacidade e a fiabilidade é muito importante. Existência do Help-Desk de apoio a professores, alunos e também a funcionários. A manutenção tem que ser contínua dos serviços, ou seja, 24 horas dia e 7dias por semana.
  • Gestão administrativa / académica = A articulação dos sistemas informáticos  existentes na instituição devem estar ligados entre si. 
  • Novas competências e reconhecimento profissional = Conceber oportunidade de formação sobre competências tecnológicas e pedagógicas para o desenvolvimento das práticas de e-learning. Reconhecer o investimento do factor tempo e esforço associado à implementação de práticas de e-learning, nomeadamente em fases iniciais. 
  • Recursos pedagógicos e e-conteúdos =  As instituições terão de criar estruturas de apoio à produção de conteúdos digitais para e-learning, como também disponibilizar o acesso a bases de dados, repositórios e publicações. 


Em relação aos formadores / professores, têm um papel muito importante, uma vez que terão que se adaptar às metodologias online colaborando desta forma com a instituição ajudando e apoiando os seus alunos da melhor forma.

Por último ao nível dos alunos / formandos, estes terão de interiorizar a existência de novas dinâmicas comunicacionais, principalmente entre formador e formando. A aquisição de competências de pesquisa, selecção, múltipla utilização de recursos online... Assumir uma participação activa  e a adaptação a procedimentos de auto - regulação e organização que permitam tirar proveito de potencial dos ambientes de aprendizagem em termos da flexibilidade de gestão dos tempos de aprendizagem.

Seguidamente apresento um quadro onde podemos ver a análise SWOT referente à adopção institucional do e-learning: 




Strengths (Pontos fortes)
§  Desenvolvimento de experiências formativas centradas nos alunos e desenvolvidas numa perspectiva colaborativa.
§  Acompanhamento da tendência geral de integração das TIC no quotidiano.
§  Mobilidade virtual de alunos/formandos e professores/formadores.
Weaknesses (Pontos fracos)
§  Necessidade de excelentes infrastructuras de suporte tecnológico.
§  Necessidade de boa assistência técnica .
§  Necessidade de desenvolvimento de novas competências em alunos/formandos e professores/formadores.
§  Resistência à mudança por parte de alguns (alunos/formandos e professores/formadores).
Opportunies (Oportunidades)
§  Diversificação da oferta formativa
§  Diversificação de públicos
§  Criação de melhores condições para a formação ao longo da vida.
Threats (Ameaças)
§  Eventual tendência para um centrar excessivo nos aspectos tecnológicos.
§  Dúvidas quanto ao retorno dos investimentos.
§  Riscos de menor reconhecimento ou menor valorização da formação .
















Bibliografia:


Gomes, Maria João; (2005). “Desafios do e-learning: do conceito às práticas”. In Leandro S. Almeida e Bento D. Silva (orgs.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de PsicoPedagogia, Braga: CIEd / IEP / UM; pp. 66-76. Disponível online em URI: http://hdl.handle.net/1822/2896

Gomes, M.J. (2008). “Dos desafios às oportunidades: reflexões sobre as implicações da adopção institucional do e-learning”, in  Revista E-Curriculum, (http://www.pucsp.br/ecurriculum)


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