Hoje vou partilhar com vocês informações sobre os desafios colocados pelo e-learning. Estas informações foram fornecidas pela Docente da unidade curricular., portanto toda a informação aqui referida foi abordada na sala de aula.
A adopção do e-learning aponta desafios a três níveis distintos:
- Ao nível das instituições;
- Ao nível dos professores / formadores;
- Ao nível dos alunos / formandos
No que respeita às instituições terá que se focalizar em quatro pontos fundamentais:
- Infra - estruturas e apoio técnico = As redes de comunicação têm que ter grande capacidade e a fiabilidade é muito importante. Existência do Help-Desk de apoio a professores, alunos e também a funcionários. A manutenção tem que ser contínua dos serviços, ou seja, 24 horas dia e 7dias por semana.
- Gestão administrativa / académica = A articulação dos sistemas informáticos existentes na instituição devem estar ligados entre si.
- Novas competências e reconhecimento profissional = Conceber oportunidade de formação sobre competências tecnológicas e pedagógicas para o desenvolvimento das práticas de e-learning. Reconhecer o investimento do factor tempo e esforço associado à implementação de práticas de e-learning, nomeadamente em fases iniciais.
- Recursos pedagógicos e e-conteúdos = As instituições terão de criar estruturas de apoio à produção de conteúdos digitais para e-learning, como também disponibilizar o acesso a bases de dados, repositórios e publicações.
Em relação aos formadores / professores, têm um papel muito importante, uma vez que terão que se adaptar às metodologias online colaborando desta forma com a instituição ajudando e apoiando os seus alunos da melhor forma.
Por último ao nível dos alunos / formandos, estes terão de interiorizar a existência de novas dinâmicas comunicacionais, principalmente entre formador e formando. A aquisição de competências de pesquisa, selecção, múltipla utilização de recursos online... Assumir uma participação activa e a adaptação a procedimentos de auto - regulação e organização que permitam tirar proveito de potencial dos ambientes de aprendizagem em termos da flexibilidade de gestão dos tempos de aprendizagem.
Seguidamente apresento um quadro onde podemos ver a análise SWOT referente à adopção institucional do e-learning:
Strengths (Pontos fortes)
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Desenvolvimento de experiências formativas centradas nos alunos e
desenvolvidas numa perspectiva colaborativa.
§
Acompanhamento da tendência geral de integração das TIC no quotidiano.
§
Mobilidade virtual de alunos/formandos e professores/formadores.
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Weaknesses (Pontos fracos)
§
Necessidade de excelentes infrastructuras de suporte tecnológico.
§
Necessidade de boa assistência técnica .
§
Necessidade de desenvolvimento de novas competências em alunos/formandos
e professores/formadores.
§
Resistência à mudança por parte de alguns (alunos/formandos e
professores/formadores).
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Opportunies (Oportunidades)
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Diversificação da oferta formativa
§
Diversificação de públicos
§
Criação de melhores condições para a formação ao longo da vida.
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Threats (Ameaças)
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Eventual tendência para um centrar excessivo nos aspectos tecnológicos.
§
Dúvidas quanto ao retorno dos investimentos.
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Riscos de menor reconhecimento ou menor valorização da formação .
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Bibliografia:
Gomes, Maria João; (2005). “Desafios do e-learning:
do conceito às práticas”. In Leandro S. Almeida e Bento D. Silva (orgs.), Actas
do VIII Congresso Galaico-Português de PsicoPedagogia, Braga: CIEd / IEP /
UM; pp. 66-76. Disponível online em URI: http://hdl.handle.net/1822/2896
Gomes, M.J. (2008). “Dos desafios às oportunidades:
reflexões sobre as implicações da adopção institucional do e-learning”, in Revista E-Curriculum,
(http://www.pucsp.br/ecurriculum)
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