Luise Sauvé (1993), identificou os seguintes aspetos como intervenientes da formulação de definições de "educação a distância":
I - Grande diversidade de definições existente. Cada definição é formulada de acordo com o contexto e com os autores envolvidos.
II- A rápida evolução dos campos de aplicação da educação a distância criou certo volume de confusão terminológica.
III - Apesar de existirem perspectivas divergentes, existem alguns aspetos constantes: comunicação, distância em termos temporais e/ou espaciais, uso dos media ou tecnologias, planeamento e organização.
IV - A educação a distância permanece como um conceito geral ( umbrella concept) abarcando cursos por correspondência, ensino através de emissões televisivas e7ou radiofónicas, aprendizagem aberta, instrução assistida por computador, telemática, aprendizagem individualizada e auto aprendizagem.
V - A educação a distância é vista de forma diferente por muitos autores, dependendo da sua visão pessoal sobre o que é a educação, o ensino e a aprendizagem.
VI - A partir do início da década de oitenta em diante a educação a distância "afastou-se" do recurso aos media de emissão (rádio e televisão) e "adoptou" tecnologias que oferecem oportunidades de comunicção interativa e individualizada (GOMES;2004,48)
Sauvé conclui afirmando que os diversos autores não são capazes de acordar numa definição comum de educação a distância (cf.Sauvé,1993:102)
Fonte:
Gomes, Maria João da Silva Ferreira (2004). Educação a distância. Um Estudo de Caso sobre Formação Contínua de Professores via Internet. Braga: Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho
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